Você, com certeza, já trabalhou ou já teve contato com materiais que exploram rimas. Mas você sabe por que é importante ajudar seus alunos a desenvolver esta habilidade?
Precisamos, primeiramente, entender o que é consciência fonológica. De acordo com Artur Gomes de Morais, a consciência fonológica é um grande conjunto de habilidades de refletir sobre os segmentos sonoros das palavras e não é algo que se tem ou não, mas esse conjunto de habilidades varia consideravelmente. Algumas dessas habilidades são essenciais para que o aluno avance nas hipóteses da escrita, ou seja, ela é fundamental para a fase da alfabetização.
Despertar a consciência das rimas é uma das habilidades que compõem o conjunto da consciência fonológica e é sobre ela que vamos dedicar nossa atenção neste texto. Ao identificar e produzir rimas, o aluno precisa perceber semelhanças e diferenças entre palavras, sons que repetem-se e, por fim, representações gráficas (letras) que também repetem-se. Nesse estágio, onde a escrita é explícita, o aluno percebe que para o mesmo grupo de sons são usadas (quase sempre) as mesmas letras.
Para trabalhar rimas não é preciso, obrigatoriamente, apresentar a palavra escrita. Aliás, atividades lúdicas envolvendo rimas podem ser exploradas desde a educação infantil, com maior ênfase no último ano. E, mesmo nos anos mais adiantados, omitir a palavra e manter apenas imagens faz com que os alunos reflitam sobre o som, as letras aparentes poderiam deixar a atividade fácil demais, sem desafios.
É importante ressaltar que explorar rimas não é indicado apenas para as turmas iniciais em fase de alfabetização, mas em todo ensino fundamental. Aliás, os alunos continuarão analisando-as no fundamental 2 ao serem apresentados aos textos versificados e análises de poemas.

Algumas ideias práticas
1- Utilizar parlendas e brincadeiras cantadas
As possibilidades são muitas, desde o simples cantar/recitar seguido de alguma dinâmica que faça os alunos refletirem sobre as rimas. Depois de cantar, a professora diz uma parte da parlenda e os alunos identificam as palavras que rimam.
2- Palavra Intrusa
Divida os alunos em grupos e peça que cada grupo forme um conjunto de quatro palavras. Dessas palavras três rimam, apenas uma não. Cada grupo fala as quatro palavras para a turma e os amigos precisam descobrir qual é a intrusa (aquela que não rima).
3- Batata-quente das rimas
Com todos os alunos sentados em um círculo, coloque uma música (ou cante) e passe um objeto que será a batata-quente. Quando a música parar, a professora fala uma palavra e quem estiver com a batata-quente em mãos, precisa fazer uma rima. Você pode criar as regras que atendam aos seus alunos, eu indicaria que caso o aluno não saiba falar uma rima, possa pedir a ajuda dos colegas. Não seria uma atividade para ter um vencedor, mas todos poderiam colaborar, desde que o colega peça ajuda.
4- Caçada às rimas
Espalhe imagens pela sua sala de aula. Peça aos alunos que busquem formar pares de palavras que rimem, caçando as imagens pela sala. Você pode utilizar as cartelas de figuras indicadas no material do vídeo abaixo.
Jogos e atividades impressas
Eu preparei um kit com várias atividades prontas para usar, o arquivo em PDF disponível na loja tem 62 páginas, incluindo as orientações de cada proposta. No vídeo abaixo, eu mostro tudo o que compõe o kit. Assista!
Até logo!
Parabéns! Excelentes materiais e sugestões para trabalhar com rimas.
ResponderExcluirFico muito feliz que tenha gostado!
ResponderExcluirAmei as sugestões de atividades com rimas, me ajudou muito. obrigada!
ResponderExcluirQue bom, Ana Paula! Obrigada pela mensagem!
ResponderExcluirMaravilhosas suas dicas e atividades, você nos inspira, parabéns!
ResponderExcluirNão consigo acessar o arquivo de rima na loja
ResponderExcluir