Um professor com experiência em ensino à distância (EAD) normalmente passou por cursos de preparação e iniciou gradualmente no meio virtual, testando ferramentas e estratégias com tempo adequado para incorporá-las à sua rotina. Definitivamente, isso não é o que aconteceu com a maioria dos professores no período da quarentena durante o surto da COVID-19. Para colaborar com o planejamento nesses tempos atípicos, listo aqui as ferramentas que mais uso nas minhas aulas.
1- Screencastify
Um excelente recurso para gravar suas aulas. Uma ferramenta de vídeo que permite gravar a tela do seu computador. Você escolhe se quer que a sua imagem também apareça em um quadrinho menor enquanto explica ou se apenas sua tela fica visível. Depois de filmar, também é possível cortar partes do início ou do fim do vídeo. Na versão gratuita, o tempo máximo do vídeo é de 5 minutos. Clique AQUI para acessar o site e criar a sua conta.

2- Screencast-o-matic
Uma ferramenta que tem as mesmas funções da anterior: grava a tela do seu computador, com você aparecendo ou não. Particularmente, acho ainda mais simples de usar. Na versão gratuita, os vídeos podem ter até 15 minutos. Tenho as duas salvas como extensão do Chrome e uso bastante. Clique AQUI para acessar o site.

3- Loom
Também é uma ferramenta que grava a tela do seu computador (a última da lista), mas com recurso que as outras não apresentam: quando você também aparece na tela, é possível escolher três tamanhos diferentes. Gosto muito dessa possibilidade, acho que a interação com o aluno fica mais real. Tem a versão gratuita, mas se você é professor e tem e-mail institucional, a versão profissional é brinde! Depois de gravar, também é possível fazer cortes no início e fim do vídeo e seus filmes ficam na própria plataforma do Loom, para compartilhar é só copiar o link e postar onde quiser. Um defeito: tenha paciência ao esperar o vídeo carregar na plataforma logo depois de gravado, pode demorar bastante. Clique AQUI para conhecer.

4- Google Drive e suas ferramentas
Pode ser que você tenha um gmail, mas nunca tenha usado o Google Drive. É claro que é uma questão de hábito para achar simples, mas é um divisor de águas! Entre outras funções, é possível organizar e criar documentos dentro do drive (slides, formulários, planilhas, etc), além de compartilhar tudo de forma muito simples. Para começar a explorar, clique no mesmo símbolo que aparece abaixo, nas opções do seu gmail.

5- Google Sala de Aula
É uma plataforma onde você cria turmas e inclui seus alunos. É possível organizar tarefas com data limite para serem realizadas, enviar materiais e links, tirar dúvida através de chat, corrigir e dar nota, entre outras funcionalidades. É um recurso excelente e gratuito. Como é preciso ter gmail para que o aluno participe, costuma ser uma opção para os alunos mais velhos. Mas também é possível fazer com os mais novos, desde que os pais sejam os responsáveis por entrar 'na sala de aula' para checar as tarefas. Assim como o Drive, é acessado diretamente no Gmail.

6- Google Meet
Para dar aulas em tempo real, onde alunos e professor encontram-se numa espécie de sala virtual. O professor marca a aula na agenda do Google e envia o link (ou escolhe a opção de mandar convite automático) para os alunos, que também devem ter o aplicativo e clicar no link no dia e horário combinados. Nem toda aula à distância precisa ser em tempo real, mas se algum encontro for necessário, essa uma opção simples e gratuita.

Existem muitas outras ferramentas, mas essas listadas acima são as essenciais, aquelas que não consigo sequer imaginar como ensinar à distância sem conhecê-las. Explore, faça testes, tente usá-las e perceberá que tudo é uma questão de costume. Na primeira vez pode não parecer tão simples, mas com o uso tudo fica mais fácil.
Comentários
Postar um comentário