
O texto de hoje foi escrito pelo professor Rangel Félix que compartilha dicas e informações sobre tecnologias que ajudam no aprendizado e tornam as aulas mais dinâmicas, dando um enfoque nas plataformas digitais que estimulam o ativismo do aluno em sala de aula. Ele trabalha com professores e alunos que queiram aprender e saber mais sobre o tema.
Peer instruction (em português: Instrução entre pares) é um método de ensino interativo, baseado em evidência, popularizado no início da década de 1990 por Eric Mazur, professor da Universidade Harvard.
Originalmente usado em diversas escolas, incluindo disciplinas introdutórias de física na Universidade Harvard, peer instruction é usada em várias disciplinas e instituições em todo o planeta. É uma abordagem centrada no estudante que envolve reorganizar as aulas tradicionais, mudando a transferência de informações e movendo sua assimilação. Existem algumas pesquisas que suportam a efetividade da peer instruction sobre métodos de ensino mais tradicionais, como a palestra pura (CROUCH e MAZUR, 2001).

A peer instruction é atualmente aplicada em diversos tipos de instituições (Crouch e Mazur, 2002), em todo o planeta e em diversas disciplinas, incluindo filosofia, psicologia, geologia, biologia, matemática, ciência da computação e engenharia.
Aplicação - A proposta de Mazur é sintetizada nas seguintes etapas:
📍Uma apresentação oral curta sobre os temas centrais de um conceito é feito por aproximadamente 20 minutos.
📍Uma pergunta de múltipla escolha, geralmente conceitual, denominada Teste Conceitual, é colocada aos alunos sobre o conceito.
📍Os alunos tem aproximadamente 2 minutos para refletirem sobre a questão.
📍Os alunos registram suas respostas utilizando algum sistema de respostas.
📍Dependendo da distribuição das respostas, o professor pode passar para a etapa 6 (quando a frequência de acertos está entre 35% e 70%) ou para o passo 9 (quando a frequência de acertos é superior a 70%).
📍Os alunos discutem a questão com seus colegas por um ou dois minutos.
📍Os alunos registram sua nova resposta utilizando o mesmo sistema de respostas utilizado.
A partir dos novos resultados, o professor apresenta-os para os alunos.
📍 O professor explica a resposta da questão e pode fazer uma nova questão sobre o mesmo assunto ou passar para o próximo tópico da aula, voltando para o início das etapas.
Quer ser um AUTOR CONVIDADO no Eu Adoro Ensinar? Envie um email para euadoroensinar@gmail.com
Saiba mais sobre o professor Rangel Félix visitando suas redes sociais:
Comentários
Postar um comentário