Pular para o conteúdo principal

Metodologias Ativas - Peer Instruction


O texto de hoje foi escrito pelo professor Rangel Félix que compartilha dicas e informações sobre tecnologias que ajudam no aprendizado e tornam as aulas mais dinâmicas, dando um enfoque nas plataformas digitais que estimulam o ativismo do aluno em sala de aula. Ele trabalha com professores e alunos que queiram aprender e saber mais sobre o tema.

Peer instruction (em português: Instrução entre pares) é um método de ensino interativo, baseado em evidência, popularizado no início da década de 1990 por Eric Mazur, professor da Universidade Harvard.

Originalmente usado em diversas escolas, incluindo disciplinas introdutórias de física na Universidade Harvard, peer instruction é usada em várias disciplinas e instituições em todo o planeta. É uma abordagem centrada no estudante que envolve reorganizar as aulas tradicionais, mudando a transferência de informações e movendo sua assimilação. Existem algumas pesquisas que suportam a efetividade da peer instruction sobre métodos de ensino mais tradicionais, como a palestra pura (CROUCH e MAZUR, 2001).



A peer instruction é atualmente aplicada em diversos tipos de instituições (Crouch e Mazur, 2002), em todo o planeta e em diversas disciplinas, incluindo filosofia, psicologia, geologia, biologia, matemática, ciência da computação e engenharia.

Aplicação - A proposta de Mazur é sintetizada nas seguintes etapas:

📍Uma apresentação oral curta sobre os temas centrais de um conceito é feito por aproximadamente 20 minutos.

📍Uma pergunta de múltipla escolha, geralmente conceitual, denominada Teste Conceitual, é colocada aos alunos sobre o conceito.

📍Os alunos tem aproximadamente 2 minutos para refletirem sobre a questão.

📍Os alunos registram suas respostas utilizando algum sistema de respostas.

📍Dependendo da distribuição das respostas, o professor pode passar para a etapa 6 (quando a frequência de acertos está entre 35% e 70%) ou para o passo 9 (quando a frequência de acertos é superior a 70%).

📍Os alunos discutem a questão com seus colegas por um ou dois minutos.

📍Os alunos registram sua nova resposta utilizando o mesmo sistema de respostas utilizado.
A partir dos novos resultados, o professor apresenta-os para os alunos.

📍 O professor explica a resposta da questão e pode fazer uma nova questão sobre o mesmo assunto ou passar para o próximo tópico da aula, voltando para o início das etapas.


Quer ser um AUTOR CONVIDADO no Eu Adoro Ensinar? Envie um email para euadoroensinar@gmail.com


Saiba mais sobre o professor Rangel Félix visitando suas redes sociais:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planejando a Primeira Semana de Aula - atividades para download

Promessa é dívida! Se você assistiu aos vídeos com o planejamento completo para a primeira semana de aula e quer baixar todas as atividades impressas sugeridas, esse é o lugar certo! Ainda não assistiu aos vídeos, clique nos links abaixo e veja todas as dicas. Aula 1 Aula 2 Aula 3 Aula 4 Aula 5 Muito bem... agora clique no LEIA MAIS para baixar as atividades diretamente para o seu computador. Precisa pagar? Não, é gratuito! Se você deixar seu comentário por aqui e nas nossas redes sociais, ficaremos muito felizes! 😍 Dividimos todas as atividades de acordo com a aula que foram sugeridas. Clique no link e baixe para o seu computador! Aula 1 Dinâmica de apresentação Redação sobre as férias 1 Redação sobre as férias 2 Redação sobre as férias 3 Aula 2 Quem é você (desenho + escrita) Combinados (plaquinhas para apresentação) Carta aos responsáveis (sobre o porta-lápis para o cantinho do estudo) Aula 3 Ditado comparativo (início do ano - 10 palavr...

Planejamento da Primeira Semana de Aula - Dia 1

Aqui vamos nós! Esse é o primeiro vídeo da série 'Planejando a primeira semana de aula'. A intenção é ajudar professores do ensino fundamental 1 com ideias, reflexões e atividades para a primeira semana do ano. Todas as atividades sugeridas são adaptáveis às turmas do 1º ao 5º ano.  Espero que seja útil! O que acharam? Espero comentários! Voltem para assistir também aos próximos quatro vídeos! Ah! Passem lá no nosso perfil no Instagram @eu_adoro_ensinar

Dica de Leitura - Guilherme Augusto Araújo Fernandes (com atividades para download)

A indicação literária de hoje é o livro usado na sequência didática trabalhada na turma de 1º ano. Guilherme Augusto Araújo Fernandes (Editora Brinque Books) é um título que pode soar incomum e, talvez, não chame sua atenção à primeira vista. Mas vale a pena! É a história de um menino que decide ajudar uma senhora, moradora do asilo ao lado de sua casa, a recuperar sua memória. É uma história sensível e emocionante que trabalha valores como respeito, empatia e solidariedade. Pode ser explorado de diversas formas, de acordo com o ano escolar. Tem vários vídeos contando a história. Se você tem esse recurso disponível em sua escola, pode até trabalhar o livro sem ter a versão impressa. Se já tem o livro, melhor ainda! Enriqueça o projeto utilizando os vídeos durante a semana para relembrar a história. Eu usei os links abaixo:                                           A hi...