Em muitas profissões, o estabelecimento de metas é comum e rotineiro. Normalmente, elas são relacionadas à vendas e 'números', não lembrando a realidade do trabalho do professor.
Porém, estabelecer metas de desenvolvimento profissional pode ser muito benéfico para qualquer profissional, incluindo o setor educacional. Quem cria metas, sabe onde quer chegar e planeja como fazer para atingir seu objetivo.
As metas podem ser de curto, médio e longo prazo. Elas podem estar relacionadas ou não. Por exemplo, para atingir uma meta de longo prazo, pode ser preciso conquistar outras primeiro (as de curto e médio prazo).
Pode parecer simples, mas muitos profissionais confundem dois aspectos muito importantes na hora de definir suas metas. É fundamental diferenciar META e PLANO DE AÇÃO.

Conhecendo as definições acima, entendemos que fazer um curso, por exemplo, não é uma meta, mas sim um plano de ação para adquirir uma nova habilidade. Não basta definir metas e planos de ação, é preciso estipular uma data para que o objetivo seja alcançado, somente assim os planos serão elaborados dentro do tempo estipulado. Inclua, também, uma data ao longo do caminho para refletir sobre suas conquistas e sobre a necessidade de adaptar ou aprimorar os planos de ação para que a meta seja realmente alcançada.
Veja um exemplo:

Seja flexível, o ajuste ao longo do caminho é normal e bem-vindo. Mas, não confunda flexibilidade com procrastinação. Viver adiando suas conquistas porque faltou disciplina para colocar os planos de ação em funcionamento não é flexibilidade, é "autoenganação"!
O registro escrito é muito importante, não deixe suas metas apenas no plano das ideias. Escreva-as com detalhes e consulte sempre que precisar. Perdeu o foco? Leia seus planos, faça ajustes e siga em frente. Parar? Jamais!
Faça isso por você.
Faça isso por seus alunos.
Faça isso por sua profissão.
Sucesso para nós!
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