Pular para o conteúdo principal

Você estabelece metas de desenvolvimento profissional?

Em muitas profissões, o estabelecimento de metas é comum e rotineiro. Normalmente, elas são relacionadas à vendas e 'números', não lembrando a realidade do trabalho do professor.

Porém, estabelecer metas de desenvolvimento profissional pode ser muito benéfico para qualquer profissional, incluindo o setor educacional. Quem cria metas, sabe onde quer chegar e planeja como fazer para atingir seu objetivo.

As metas podem ser de curto, médio e longo prazo. Elas podem estar relacionadas ou não. Por exemplo, para atingir uma meta de longo prazo, pode ser preciso conquistar outras primeiro (as de curto e médio prazo).

Pode parecer simples, mas muitos profissionais confundem dois aspectos muito importantes na hora de definir suas metas. É fundamental diferenciar META e PLANO DE AÇÃO.


Conhecendo as definições acima, entendemos que fazer um curso, por exemplo, não é uma meta, mas sim um plano de ação para adquirir uma nova habilidade. Não basta definir metas e planos de ação, é preciso estipular uma data para que o objetivo seja alcançado, somente assim os planos serão elaborados dentro do tempo estipulado. Inclua, também, uma data ao longo do caminho para refletir sobre suas conquistas e sobre a necessidade de adaptar ou aprimorar os planos de ação para que a meta seja realmente alcançada.


Veja um exemplo:

Seja flexível, o ajuste ao longo do caminho é normal e bem-vindo. Mas, não confunda flexibilidade com procrastinação. Viver adiando suas conquistas porque faltou disciplina para colocar os planos de ação em funcionamento não é flexibilidade, é "autoenganação"!

O registro escrito é muito importante, não deixe suas metas apenas no plano das ideias. Escreva-as com detalhes e consulte sempre que precisar. Perdeu o foco? Leia seus planos, faça ajustes e siga em frente. Parar? Jamais!


Faça isso por você.

Faça isso por seus alunos.

Faça isso por sua profissão.


Sucesso para nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planejando a Primeira Semana de Aula - atividades para download

Promessa é dívida! Se você assistiu aos vídeos com o planejamento completo para a primeira semana de aula e quer baixar todas as atividades impressas sugeridas, esse é o lugar certo! Ainda não assistiu aos vídeos, clique nos links abaixo e veja todas as dicas. Aula 1 Aula 2 Aula 3 Aula 4 Aula 5 Muito bem... agora clique no LEIA MAIS para baixar as atividades diretamente para o seu computador. Precisa pagar? Não, é gratuito! Se você deixar seu comentário por aqui e nas nossas redes sociais, ficaremos muito felizes! 😍 Dividimos todas as atividades de acordo com a aula que foram sugeridas. Clique no link e baixe para o seu computador! Aula 1 Dinâmica de apresentação Redação sobre as férias 1 Redação sobre as férias 2 Redação sobre as férias 3 Aula 2 Quem é você (desenho + escrita) Combinados (plaquinhas para apresentação) Carta aos responsáveis (sobre o porta-lápis para o cantinho do estudo) Aula 3 Ditado comparativo (início do ano - 10 palavr...

Planejamento da Primeira Semana de Aula - Dia 1

Aqui vamos nós! Esse é o primeiro vídeo da série 'Planejando a primeira semana de aula'. A intenção é ajudar professores do ensino fundamental 1 com ideias, reflexões e atividades para a primeira semana do ano. Todas as atividades sugeridas são adaptáveis às turmas do 1º ao 5º ano.  Espero que seja útil! O que acharam? Espero comentários! Voltem para assistir também aos próximos quatro vídeos! Ah! Passem lá no nosso perfil no Instagram @eu_adoro_ensinar

Dica de Leitura - Guilherme Augusto Araújo Fernandes (com atividades para download)

A indicação literária de hoje é o livro usado na sequência didática trabalhada na turma de 1º ano. Guilherme Augusto Araújo Fernandes (Editora Brinque Books) é um título que pode soar incomum e, talvez, não chame sua atenção à primeira vista. Mas vale a pena! É a história de um menino que decide ajudar uma senhora, moradora do asilo ao lado de sua casa, a recuperar sua memória. É uma história sensível e emocionante que trabalha valores como respeito, empatia e solidariedade. Pode ser explorado de diversas formas, de acordo com o ano escolar. Tem vários vídeos contando a história. Se você tem esse recurso disponível em sua escola, pode até trabalhar o livro sem ter a versão impressa. Se já tem o livro, melhor ainda! Enriqueça o projeto utilizando os vídeos durante a semana para relembrar a história. Eu usei os links abaixo:                                           A hi...