
Hoje é dia de inaugurar em encontro com os leitores: vamos falar de tecnologia às quintas-feiras. As dicas serão muito variadas, desde o uso de ferramentas pelo professor, inclusão de recursos tecnológicos na sala de aula, aplicativos, novidades do mundo virtual, enfim, tudo aquilo que possa ser útil à nossa prática pedagógica.
Para começar, vamos falar de um assunto campeão de perguntas. Quem me conhece já sabe que gosto de preparar atividades com visual caprichado (mas sem poluição!), que despertem a motivação dos alunos. O que mais ouço é...
"Qual programa você usa?"
"Como consegue colocar essas margens?
"E as fontes? Como consigo iguais as suas?
Todas as perguntas serão respondidas, mas vou começar pelo começo! :D Há poucos anos atrás eu responderia rapidamente: uso o WORD, é claro! Afinal é a ferramenta mais famosa para produzir textos. E, sim, continuo usando-o quando minhas atividades não têm muitas imagens ou quando não preciso repetir padrões (por exemplo, várias páginas parecidas, com itens repetidos). Mas minha produção mudou desde que aprendi a usar o POWERPOINT para criar as tarefas e não apenas apresentações.
Por que usar o PowerPoint?
- É muito mais fácil inserir e mover imagens;
- Copiar e colar imagens e formas é mais simples (no Word parece que elas têm vida própria e se recusam a ficar onde você gostaria) ;
- Duplicar páginas inteiras com apenas um clique;
- Inserir páginas em branco em qualquer lugar no documento;
- Modificar a ordem das páginas facilmente;
- Criar imagens, letreiros, bandeirinhas muito rapidamente.
Permita-se testar o Powerpoint e, aos poucos, vá descobrindo suas funcionalidades. Vou te ajudar, com muitas dicas! Mas lembre-se de que tudo o que é novo pode parecer mais difícil inicialmente, nada como o uso constante e a curiosidade para ser praticamente um expert!
Até a próxima quinta!
Comentários
Postar um comentário